No último sábado (27/4), a Prefeitura de Contagem promoveu um dia de visita às obras para os membros do Conselho Regional. Além de conhecer as instalações, servidores da secretaria de Obras explicaram os projetos e em que etapa estão cada um deles, proporcionando transparência na evolução das intervenções pontuadas como importantes pelos próprios moradores do Riacho.
Os conselheiros puderam ver de perto duas das obras escolhidas e que já foram realizadas: a escadaria da rua Caiapó, no Novo Riacho; e a intervenção de drenagem e pavimentação da rua D, na Vila Lempp. Além disso, conferiram a evolução da implementação da Ciclovia na av. Firmo de Matos, a obra de construção do Cemei Riacho e a UBS Inconfidentes.
O administrador regional, José Rodrigues, acredita que ações como essa facilitam o diálogo com a população e a construção de um governo participativo. “O Conselho Regional é a nossa porta de entrada com os moradores de todos os bairros e vilas da região do Riacho. Isso porque durante o processo eleitoral buscamos contemplar todas as diferentes áreas e suas necessidades”, explicou.
Vanusa Gonçalves, conselheira, ressaltou a importância da participação popular no andamento das intervenções solicitadas à atual gestão: “Além de cobrar melhorias, é papel da população acompanhar o desenvolvimento. Para mim foi bom ter e ver o retorno dos nossos pedidos e como tudo vem sendo conduzido”.
Avanço nas obras
A obra de construção do Cemei Riacho já está bastante avançada e com expectativa de ser concluída ainda em maio deste ano. Foram investidos R$5,6 milhões pela Prefeitura de Contagem. O Cemei vai acolher crianças de zero a 5 anos de idade e poderá atender até 376 alunos.
Já acCiclovia é uma contrapartida da empresa Direcional Engenharia em virtude dos empreendimentos realizados em Contagem. Com um alto potencial de integração, a rota conecta dois pontos cruciais que possuem um volume considerável de tráfego: as estações Rio Nilo e a do Metrô Eldorado.